quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estou em São paulo ??

Parece que estou em São Paulo, todos os dias a partir das 17:30 começa o congestionamento na BR-116, mais ou menos da empresa Guerra até a Policia Federal, neste trecho às vezes chego ficar 15 minutos devido ao grande movimento de veículos. 

Fonte: arquivo pessoal.


Por que a Polícia Federal todos os dias faz blitz neste horário ?? Praticamente todos que passam são trabalhadores e a PF teima em fazer estas malditas blitz que só pioram o transito no horário de pico. Por que não escolhem outro horário de menos movimento ??

Fonte: arquivo pessoal.

Qual a melhor alternativa para o trânsito de Caxias do Sul ?? Seriam ciclovias ?? Mas e estes morros ?? Seria metrô ?? Nem em sonho, ou será que deveriam investir cada vez mais no transporte em massa através de ônibus ?? Acho que esta seria a melhor alternativa, mas a Visate tem os direitos de só ela fazer o que bem entender por mais dez anos, eu não consigo acreditar neste monopólio, será que não tem nenhuma empresa ou empresário no Brasil que se interesse de participar do mercado de transportes em Caxias do Sul ??

Fonte: arquivo pessoal.

 Todo mundo falou que no feriadão ficaram até 7 horas nas estradas, mas ninguém comenta o que ocorre no nosso cotidiano, o congestionamento parece que esta entrando no sangue no caxiense, pois os paulistas, mineiros, cariocas e o pessoal de POA nem se estressam mais em ficarem parados horas no transito, e nós estamos chegando lá, congestionamento enraizado e quando anda um pouco quase se matam (ou matam os outros) para ver quem vai chegar primeiro em casa.

Fonte: arquivo pessoal.

Pessoal, e o trecho para entrar na UCS ?? Melhorou um pouco né ?? Mas continua uma bagunça, principalmente depois das 19:00, quando passo, já começo a pensar onde vou estacionar, cada vez fico mais longe dos blocos, pelo menos perco umas calorias.

Fonte: arquivo pessoal.
Finalizando, cada dia que passa tenho menos vontade de andar de carro, no inicio eu era um motorista tranqüilo, não buzinava, andava na boa e nem reclamava, hoje estou ficando cada dia mais irritado no trânsito, às vezes não tenho vontade de ir de carro para o centro e acabo adiando alguns compromissos, pois só em pensar em achar vagas para estacionar me irrita.

Quando decido ir de ônibus, confesso que são raras as vezes, me decepciono, porque o motorista parece que leva porcos de tanto que o ônibus balança, a passagem é caríssima, a linha passa por mais um bairro antes de ir pro centro, dependendo do horário tenho que ir e voltar em pé, além do ônibus do meu bairro demorar cerca de 35 minutos para chegar ao centro e outros 35 minutos para voltar, fora que o mesmo só passa a cada 40 minutos, como exemplo vou explicar desta forma, pego o ônibus no bairro as 13:00, chego no centro as 13:35, tenho um compromisso rápido de 15 minutos, as 13:50 termino e tenho que ficar até as 14:20 aguardando o ônibus e chego em casa as 14:55, resumindo, para resolver algo de 15 minutos, se dependesse do transporte público, demoraria aproximadamente 2 horas, se for de carro em meia hora faço tudo e infelizmente hoje não posso perder tempo, pois ele cada dia fica mais precioso e caro.

Então não posso reclamar dos congestionamentos, pois sou um dos responsáveis, mas posso reclamar do transporte público, pois se o mesmo fosse adequado, se o Prefeito Sartori se importasse com a população e com o bem estar social, obrigaria a Visate a colocar mais ônibus e linhas, oferecendo um transporte de melhor qualidade ou a Prefeitura deveria abrir concorrência, assim poderíamos escolher o melhor e derrepente termos mais horários, só digo uma coisa, se fosse melhor eu usaria sempre e o carro seria somente para passeios nos finais de semana e com certeza muitas pessoas seguiriam o mesmo caminho.

2 comentários:

  1. Em relação ao transporte coletivo, o grande mal de Caxias não é, a meu ver, a "falta" de veículos e, talvez, horários, mas a falta de planejamento e redistribuição dos ônibus existentes. Poderia até haver outra companhia de viação, mas a m* seria: onde enfiar mais ônibus?

    Mas não são só eles o problema: pega algumas quadras centrais, onde quase metade da via exclusiva aos coletivos precisa ser trancada para que os automoveis façam a conversão à direita, aí já faz as contas: são, pelo menos, três ônibus que atrasam mais três ou quatro minutos por parada, pois ficaram trancados lá na outra quadra, no outro semáforo.

    Particularmente, tenho a sorte de não precisar de automóvel ou ônibus no dia a dia - vou a pé de casa ao trabalho ou aos comromissos em questão de trinta ou quarenta minutos. Mas ouso ser hipócrita em dizer que a população local tem o péssimo hábito de, sempre que possível, optar antes pelo automóvel em preferência ao coletivo; Hipócrita sou, pois, quando preciso, faço o mesmo, seja pela demora inacreditável das linhas de ônibus, seja pela falta de segurança nos horários e locais onde eu eventualmente preciso desembarcar ou aguardar pela condução.

    Já em relação ao caos na BR, que se estende também à RS122 nos horários paralelos, sinto muito mas não tem mais cura. E olha que milhares de pessoas já estão dentro de ônibus da Visate ou particulares, que levam os trabalhadores das empresas da área. Somemos à quantidade de veículos aquela famosa ignorância do motorista, que tem pé de chumbo e sempre acha que está mais atrasado que os demais, costurando e dando sinal de luz, a 70Km/h em áreas onde a máxima é de 60, bem, aí, por favor, se alguém vê uma boa esperança, me avise.

    Boa sorte a todos nós.
    J. Cataclism

    ResponderExcluir
  2. Nota: aquela dica do Márcio para a Rota do Sol é uma beleza, mesmo. Alivia e muito, porque é bastante raro pegar um congestionamento por ali. Movimenta naqueles horários, sim, mas ao menos não para. Só fica meio ruim para fazer alguns retornos ou travessias, mas flui melhor.

    J.Cataclism

    ResponderExcluir